Hernani Magalhães

Enólogo / "wine consultant"

Responsável desde 2010 pela Enologia da CASA JOSÉ REPOLHO, tem como função proceder ao planeamento estratégico, definindo o perfil dos vinhos a produzir de acordo com a filosofia da Adega, e fazendo um acompanhamento sistemático das vinhas próprias e dos produtores associados ao longo de todo o ano, de forma a garantir a qualidade, consistência e distinção pretendida para as nossas marcas de vinhos.


Perfil/CV

Está ligado à cultura do vinho desde criança, acompanhando as vindimas dos familiares e é desta forma que desperta para uma paixão intensa pelo vinho. Como consequência desta paixão, procura formação académica que lhe permite conhecimentos sólidos, de forma a desenvolver uma carreira sustentada na área da Vitivinicultura, licenciando-se em Enologia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Alia uma forte curiosidade, com um apurado sentido prático e comercial, tendo realizado como tese final da licenciatura, um estudo sobre o comportamento e aptidão enológica das castas Castelão, Aragonez (Tinta Roriz) e Tinta Miúda, onde antecipa o valor das castas autóctones na comercialização dos vinhos portugueses no mercado internacional.Produzir vinhos com forte personalidade, conjugando e implementando novas técnicas de vinificação (micro-oxigenação) com o respeito pelo saber tradicional (estágios em barricas de carvalho de diferentes proveniências, Pisa-a-pé) é uma das suas marcas enquanto enólogo. Aposta na originalidade dos diferentes “terroir” das regiões Portuguesas como uma mais-valia enológica e comercial.

Foi reconhecido como um dos Top Ten Winemakers 2011, pelo Wine Masters Challenge - World Wine Contest. Colabora, na área de vinhos com jornais e revistas generalistas. O conhecimento e a aptidão para o julgamento crítico do vinho, resultaram no convite para Júri do V e do VI Wine Masters Challange-World Wine Contest.

Do seu Curriculum fazem parte vinhos de reconhecido valor e medalhados nos mais importantes concursos nacionais (Associação dos Escanções de Portugal, Concurso Internacional de Vinhos "Cidade do Porto") e internacionais (International Wine Challenge, International Wine and Spirit Competition, Premium Select Wine Challenge, Wine Masters Challenge, World Wine Contest, Challenge du Vin).